sexta-feira, 5 de março de 2010

Coisas que nunca mudam


A proposta mais querida que me fizeram nos últimos tempos só podia ser mesmo tua Susana...Mais ninguém se lembraria disto: "E se fossêmos hoje as duas cortar o cabelo curtinho como a Meg Ryan?"
Saudades dos tempos em que não havia tempo para regras, nem conceitos, nem preconceitos.
Tempos cor-de-rosa.
Ainda te lembras quando fumámos juntas o nosso primeiro cigarro? Estávamos na Chamusca, silêncio total, todos a dormir e nós de camisa de noite saímos para o monte, roubámos o cigarro à amiga da tua mãe, a Lena, que tinha deixado a bolsa dela na cozinha.
Ai que saudades da Chamusca e da tia São e do tio Tona (que nos tirou esta fotografia) e da Inês e do Sousa e do Leonardo e do Pedro e da...Pitinhas... e de tantos outros. Saudades de tudo ser um pretexto para a diversão, fosse o dia dos namorados com surpresas para eles e para elas, fosse um dia de chuva que convidava a fazer o "doce da Joana Horta", fosse a telenovela Tieta do Agreste que nos fazia sonhar no rio (eu era a cigana do upa lá lá, lembras-te? e tu, claro, sempre o personagem principal, só podias mesmo ser a tieta), e o Dirty Dancing que nos fazia dançar no tronco de árvore que tínhamos de atravessar para chegar ao rio, o rio, tentador e perigoso com as areias movediças... chiça que corajosas!
Saudades da casa antiga onde passávamos noites a conversar à lareira até cair para o lado, e a Macal... e a minha habilidade mal a conduzi, e a minha super sexy cicatriz na perna até hoje. Saudades da alegria da tia São que proporcionava, com a sua enorme força, energia e beleza, estas inesquescíveis aventuras das telenovelas, das peças de teatro, dos big shows, das danças e de todos aqueles episódios que nos enchem a alma e nos fazem recordar a alegria de viver e de ter histórias giras para contar aos nossos filhos.
Este simples sms que me enviaste hoje só demonstra que felizmente há coisas que nunca mudam.

1 comentário:

  1. Para além de ter adorado esta espécie de dedicatória à nossa amizade, senti-me criança outra vez. Obrigada por me teres feito recordar esses momentos únicos e maravilhosos. Falas deles com um carinho delicioso e fazes-me ter vontade de entrar dentro da minha cabeça e de ser capaz de filmar estas memórias. Assim podia ver-nos naquelas idades e "viver" tudo outra vez. Adorava mostrar aos nossos filhos a nossa amizade. Eras linda e ainda és! Adoro-te

    ResponderEliminar